Para promover um propósito comum no trabalho remoto o líder da equipe precisa conectar as atividades e projetos da equipe com uma frequência maior do que antes e incluir na pauta da reunião de equipe um momento intencional para estas conexões.

E como fazer isso remotamente? Como você, líder está a distância, dobre sua atenção para que, em suas interações com eles, atue como um agente conector. Ao discutir projetos e atividades com sua equipe sempre provoque com eles associações a algo maior! Parece obvio, mas não é…. E esta conexão pode acontecer tanto nas reuniões individuais como nas reuniões de equipe!

Quando os membros de uma organização perceberem que a atuação deles está associada a um sentido maior, o nível de engajamento é mais evidente. E quando tratamos de equipes remotas, este tópico necessita de uma atenção diferenciada. Afinal, o que o líder necessita para alcançar a performance desejada é uma equipe remota engajada, mitigando níveis baixos de automotivação e consequentemente aumentando o senso de autonomia e produtividade, elementos fundamentais para que o trabalho a distância flua!

E como começar a fazer isso agora? O primeiro passo é iniciar compartilhando com a equipe a estratégia, missão, visão da empresa e o propósito do time para apoiar no alcance desta estratégia! Depois conecte-o novamente ao propósito organizacional (pode fazer o caminho inverso também). Considerando que estes elementos estão constantemente em movimento, dê visibilidade ao propósito comum que juntos necessitam trilhar e leve-o para as tarefas individuais de cada um com certa frequência, considerando o contexto atual da semana, do mês, do ano. Aproveite para trazer sempre significado para aquilo que eles fazem associando as métricas & “fatores de sucesso” e una-os ao propósito.

Certa vez estava conversando com um membro da área de Integridade Corporativa de uma organização onde tínhamos uma parceria para desenvolvimento de cursos relacionados a temática Anticorrupção. Uma consultora que participava da discussão perguntou o que me fazia estar tão engajada com o projeto de treinar os colaboradores nesta temática. E respondi: “Não estou apenas treinando pessoas; estou apoiando na transformação de uma cultura de Agir de forma correta que irá impactar não somente na organização, mas sim a algo maior ainda que isto: estou contribuindo para desenvolver uma sociedade mais Ética e integra.” A minha visão do propósito estava clara nesta discussão, mas muitas vezes, diria até na grande maioria das vezes, não está para as pessoas que trabalham nas empresas. Por isso o líder possui um papel importante seja para dar visibilidade, resgatar ou manter o Proposito presente nas ações de seus membros e de sua organização.

Em abril de 2022, a McKinsey pesquisou mais de 13.000 trabalhadores em todo o mundo para entender o que os faria querer ficar, sair ou retornar a seus empregos nos próximos três a seis meses. O relatório foi complementado por uma pesquisa separada com 1.500 indivíduos empregados por entidades governamentais federais, estaduais e locais dos EUA. A pesquisa trouxe como um dos 3 motivos que estão no topo da lista é ter o sentimento do significado do trabalho junto com remuneração e flexibilidade no trabalho. Sendo assim é fundamental ter sempre o propósito no trabalho remoto em evidência nas narrativas do time e do Líder Remoto.

Que tal construir esta associação junto com eles? Ajude-os a refletir sobre isso provocando perguntas tais como: Que lacuna este projeto/entrega preencherá dentro da organização?  Por que este projeto é importante para a organização? Como você o conecta ao propósito?

Saiba mais em meu  Livro Liderança Remota. Participe do curso Liderança de Times Híbridos https://go.hotmart.com/K78848055Y

Livro: Liderança Remota

Uma resposta

Deixe um comentário