Em um escritório híbrido, os colaboradores do trabalho remoto ficarão para trás. Pode não ser justo, mas os colaboradores que estão atuando presencialmente receberão mais atenção – e mais promoções.

presencialmente receberão mais atenção – e mais promoções.
“As empresas terão um local de trabalho em dois níveis, com os funcionários locais recebendo a maior parte das promoções e aumentos comparados àqueles que estão atuando remotamente” segundo o professor Peter Cappelli Autor e Professor acadêmico da Wharton School da Universidade da Pensilvânia

Por que isto acontece? A tendência é darmos mais atenção ao que está mais próximo de nós… É o que chamamos de “viés de proximidade”, o qual traz bastante impacto neste modelo.

O Viés de Proximidade ocorre quando, inconscientemente, favorecemos o que está mais próximo no tempo, espaço e propriedade, ao mesmo tempo que subestimamos aqueles em locais remotos. Nesse viés, prestamos atenção e damos valor a tudo ou a quem está literalmente perto. No trabalho híbrido ou no trabalho remoto isso significa que estar no escritório acaba favorecendo mais. É desafiador para os colaboradores que estão no modelo de trabalho remoto, já que estes costumam ser esquecidos quando se trata de fluxo de comunicação, atualizações de projetos e até mesmo mudanças ou movimentação de carreira e promoção no trabalho remoto.

A atuação da liderança sem a devida atenção a este ponto pode fazer com que alguns colaboradores da equipe se sintam excluídos. Geralmente, os líderes que estão no escritório são tendenciosos para os que trabalham no escritório. Eles tendem a medir a produtividade dos funcionários com métricas desatualizadas, e têm ainda como referência o presenteísmo.

Quando um líder prefere uma modalidade de trabalho, a equipe percebe. Alguns sinais disto são: verbalizam para a equipe que o trabalho no escritório é preferível. Outro sinal é que, durante as reuniões, os colaboradores do trabalho remotos não têm as mesmas oportunidades para se posicionarem. O sentimento de apreciação é claro para aqueles que atuam no presencial levando aqueles que atuam a distância a se sentem desvalorizados, inseguros em seus trabalhos e ressentidos com a liderança e outras equipes.

Para neutralizar essa invisibilidade potencial dos colaboradores que atuam no trabalho remoto  uma boa recomendação seria atuar de forma proativa nas reuniões e literalmente discutirem sobre como dar visibilidade das atividades para serem melhor vistos.

Estar atento para aqueles que estão querendo falar nas reuniões a fim de dividir igualmente a frequência de participação de todos os colaboradores- sem atropelamentos, também são importantes. O mesmo se aplica as questões de dar oportunidades para as decisões e aprovações incluindo todos, mesmo aqueles que não podem estar presentes no momento destas discussões que surgem  no escritório.

Além disso, recomendamos fortemente que os colaboradores do trabalho remoto estabeleçam a prática de reuniões individuais para conversarem sobre as entregas e sentimentos.  Estas reuniões são uma excelente forma de neutralizar o viés de proximidade.

Enfim, é fundamental que os líderes estejam atentos e sejam justos no trabalho remoto. Afinal, todos devem ter oportunidades iguais de promoção no trabalho remoto, além de condições para se desenvolverem, serem ouvidos e terem o melhor desempenho, independentemente do local de trabalho. Só assim poderemos mitigar a questão de as empresas privilegiarem as promoções e aumentos para os colaboradores que atuam presencialmente. Saiba mais no livro Liderança Remota. Participe do curso em videoaula Liderança de Times Híbridos https://go.hotmart.com/K78848055Y

Livro: Liderança Remota

Deixe um comentário