A condução é bastante similar à daquela que é conduzida de forma presencial, com bastante
cuidado e respeito ao colaborador que será demitido, mas sempre trazendo dados e fatos
coletados ao longo das reuniões individuais realizadas frequentemente e que servirão de base
para evidenciar aquele desligamento.


Você possui um colaborador em sua equipe que vem apresentando performance abaixo do
desejado. E você já conversou com ele diversas vezes através das reuniões individuais e
forneceu feedback detalhado sobre as atividades, prazos, qualidade da entrega,
relacionamento ou qualquer outra questão. Além disso ofereceu capacitação para que ele
pudesse desenvolver alguns Gap´s que estão interferindo na produtividade, inclusive
disponibilizou um profissional mais sênior para umas atividades de coach técnico associado as
tarefas. Você também teve o cuidado especial de documentar e deixar escrito formalmente
por e-mail para este colaborador os impactados desta baixa performance para a área e para a
organização. E mesmo assim o problema permanece. Se continuar insistindo com este ponto,
proporcionará ao ambiente de trabalho maior fragilidade para a entrada de outros impactos
negativos na equipe ou na organização. E assim, já não há mais outro caminho que não seja o
desligamento, a demissão deste colaborador.

Vem assim a parte mais difícil. E como conduzir o desligamento a distância? A condução é
bastante similar à daquela que é conduzida de forma presencial, com bastante cuidado para
não dar visibilidade de que será demitido. Em muitos casos, saber antecipadamente pode
trazer consequências tais como, por exemplo, ele deletar arquivos ou algo similar. Há, porém,
alguns pequenos pontos que precisam ser considerados quando o desligamento ocorre a
distância.

Preparei um passo a passo para facilitar sua atuação:


E lembre-se: não confie em sua memória: crie um histórico de cada membro e documente-o
para apoiá-lo em toda e qualquer decisão ou diálogo. Além disso, sempre compartilhe as
expectativas de atuação do time e de cada membro, a fim de garantir que todos estejam na
mesma direção. Faca acordos sobre responsabilidade, prazos, qualidade, expectativas e
confirmem juntos as ações. Realize follow-ups relacionados a avanços. Construa o caminho
para chegar junto com eles: processos, checklists, templates… Apoie sempre sua equipe,
realizando acompanhamento da performance, recursos, encorajamento, desenvolvimento,
reconhecimento pela dedicação e esforço. Dê feedbacks regulares. Afinal eles são a essência
de uma relação entre o líder e a equipe remota. Proporcione diálogos constantes sobre
desenvolvimento e carreira. E por último tenha sempre em mente a frase “mude suas crenças
— substitua sua necessidade de controlar pela necessidade de apoiar, engajando os membros
do time, mesmo à distância.

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Obrigada