O maior desafio para alavancar a inovação no trabalho remoto em uma equipe remota não é a falta de paredes, mas é sim a falta de incentivo para que colaboração faça parte daquela cultura organizacional E o modelo de trabalho híbrido chegou! Afinal 48% das empresas brasileiras estão optando pelo modelo híbrido de trabalho em 2022, segundo Pesquisa da Robert Half – Empresa global de consultoria de RH, Califórnia. E 46,1% dos respondentes sinalizaram que, dentre os principais motivos que estão levando as organizações optarem por este modelo de trabalho remoto, é alavancar a Interação entre as equipes. Mas será que somente disponibilizar um escritório com espaços físicos colaborativos é suficiente para incentivar as equipes à verdadeira e produtiva colaboração? Me refiro aquela colaboração que trará impactos positivos para o negócio estreitando relacionamentos e alavancando nível de engajamento, proporcionando maior compartilhamento de conhecimento e consequentemente trazendo a tão almejada  inovação no trabalho remoto para a sobrevivência do Negócio.

modelo de trabalho hibrido home office


A fluidez da colaboração de impacto no trabalho híbrido ou no trabalho remoto depende não somente do ambiente físico. Ela precisa ser sustentada pela tríade Valor + Relacionamento + Ferramentas. E para que esta tríade aconteça em eficiente harmonia, o papel do Líder é o grande diferencial. Este gestor precisa estar atento à Cultura  Organizacional com foco em Colaboração que seu time está inserido para que possa ser um grande influenciador, seja para intensificá-la , seja para mantê-la ou para introduzi-la. A inovação como parte da cultura organizacional colaborativa é, em grande parte, cultivada pelas ações, valores e relevância que o Líder demonstra diante de comportamentos colaborativos, incluindo ser ele próprio o exemplo!  

A Cultura da Colaboração é, em grande parte, cultivada pelas ações, valores e relevância que o Líder demonstra diante de comportamentos colaborativos, incluindo ser ele próprio o exemplo!

É por isso que tudo começa e se sustenta quando a colaboração é percebida como valor naquela organização, tornando-se comportamento chave para a inovação cultura organizacional, independentemente de onde as pessoas estão localizadas e das paredes.  É a colaboração um dos mais importantes elementos de alavanca paraa inovação no trabalho remoto  e sobrevivência do negócio. É por isto tem seu valor e precisa fluir, mesmo que remotamente.


Algumas ações reforçam a  inovação no trabalho remoto reforçando a cultura colaborativa e podem evidenciar de que esta é um Valor. Por exemplo:  oferta de tarefas altamente interdependentes, incentivo ao Conhecimento dos projetos dos demais membros das equipes, Clareza de Expectativas com relação ao componente colaboração no desenvolvimento de projetos/tarefas/atividades e rotineiras provocações para Auto avaliação e Feedbacks associados a comportamentos colaborativos, além de Programas de Reconhecimento de Pares, para reforçar esta inovação no trabalho remoto, reforçando uma cultura mais colaborativa.  


E quanto ao outro elemento da tríade: Relacionamento? Este possui peso significativo porque a colaboração poderá ser mais fluida se conhecermos as pessoas e suas habilidades e nos sentirmos em ambiente que proporciona mais segurança psicológica. Conforto para testar e errar sem ser criticado…Confiança! A colaboração só pode acontecer se há base da confiança entre os membros e entre o líder e cada um deles. Além disso, a colaboração também é pautada em Doação. Há perfis de colaboradores onde comportamentos colaborativos ocorrem naturalmente de forma fluida. Mas há outros que se faz necessário o intenso incentivo e mudança Mind Set.

Por exemplo: que tal iniciar as reuniões de equipes remotas ou equipes híbridas com uma rodada da equipe trazendo os principais projetos ou atividades da semana, abordando os avanços, lições aprendidas? Que tal também incentivar a equipe a compartilhar sugestões ou ideias sobre o problema ou desafio que possa ter ocorrido com aquele projeto ou atividade? Com isto entende-se que este é um momento bastante oportuno para que conheçam melhor uns aos outros e as sinergias entre os projetos alavancando a colaboração e consequente inovação.

E quanto ao outro elemento da tríade: Relacionamento? Este possui peso significativo porque a colaboração poderá ser mais fluida se conhecermos as pessoas e suas habilidades e nos sentirmos em ambiente que proporciona mais segurança psicológica. Conforto para testar e errar sem ser criticado…Confiança! A colaboração só pode acontecer se há base da confiança entre os membros e entre a liderança remota e cada um de seu time. Além disso, a colaboração também é pautada em Doação.  Há perfis de colaboradores onde comportamentos colaborativos ocorrem naturalmente de forma fluida.  Mas há outros que se faz necessário o intenso incentivo e mudança Mind Set. 

E por fim, o último elemento da tríade: as Ferramentas. Estas facilitarão as interações e contribuições de forma fluida. Elas são a base para que a colaboração possa ocorrer em ambientes do trabalho remoto ou trabalho híbrido e impactam também no resultado final que tanto se almeja: inovação no trabalho remoto.  Reflita sobre as ferramentas que hoje você utiliza e analise cuidadosamente se estas possuem recursos que facilitam e proporcionam fluidez na colaboração de equipes híbridas ou equipes remotas da forma que se espera. A colaboração traz bastante impacto para os resultados do negócio e ela não deve acontecer somente pelo fato de termos ou não termos paredes.  Ela precisa fluir não porque há paredes que limitam o ambiente que o colaborador está, mas sim pela mentalidade que se tem com relação a ela e a tudo que ela irá alavancar ao negócio. A colaboração é um comportamento; não um lugar…

Conheça o Livro Liderança Remota.

Livro: Liderança Remota

Deixe um comentário