A condução é bastante similar à daquela que é conduzida de forma presencial, com bastante
cuidado e respeito ao colaborador que será demitido, mas sempre trazendo dados e fatos
coletados ao longo das reuniões individuais realizadas frequentemente e que servirão de base
para evidenciar aquele desligamento.
Você possui um colaborador em sua equipe que vem apresentando performance abaixo do
desejado. E você já conversou com ele diversas vezes através das reuniões individuais e
forneceu feedback detalhado sobre as atividades, prazos, qualidade da entrega,
relacionamento ou qualquer outra questão. Além disso ofereceu capacitação para que ele
pudesse desenvolver alguns Gap´s que estão interferindo na produtividade, inclusive
disponibilizou um profissional mais sênior para umas atividades de coach técnico associado as
tarefas. Você também teve o cuidado especial de documentar e deixar escrito formalmente
por e-mail para este colaborador os impactados desta baixa performance para a área e para a
organização. E mesmo assim o problema permanece. Se continuar insistindo com este ponto,
proporcionará ao ambiente de trabalho maior fragilidade para a entrada de outros impactos
negativos na equipe ou na organização. E assim, já não há mais outro caminho que não seja o
desligamento, a demissão deste colaborador.
Vem assim a parte mais difícil. E como conduzir o desligamento a distância? A condução é
bastante similar à daquela que é conduzida de forma presencial, com bastante cuidado para
não dar visibilidade de que será demitido. Em muitos casos, saber antecipadamente pode
trazer consequências tais como, por exemplo, ele deletar arquivos ou algo similar. Há, porém,
alguns pequenos pontos que precisam ser considerados quando o desligamento ocorre a
distância.
Preparei um passo a passo para facilitar sua atuação:
- 1 – Antes de desligar, converse com RH para checar os documentos e impactos relacionados a
legislação. - 2 – Prepare toda a documentação necessária e todo o histórico de suas anotações referentes a
performance dele. - 3 – Convoque-o para mais um feedback, que será a conversa difícil. Agende prévia e
cuidadosamente. - 4 – Liguem ambos as câmeras para ver como ele reagirá. Atente-se para a comunicação não
verbal e aja conforme for captando as emoções. Trate-o com respeito e empatia. Explique
detalhadamente os eventos que te levaram a esta decisão. Cite as conversas de feedback
anteriores que tiveram, mesmo que você necessite consultar suas anotações que já vinha
fazendo. Tenha como base as suas anotações. Dê abertura para ele também se colocar ou
fazer perguntas. - 5 – Avise o de que vai desativar o e-mail dele, cartão corporativo ou outra ferramenta que ele
até então utilizava. Combine com ele sobre a devolução de equipamentos que ele está
utilizando (Laptop, fones, celular corporativo, mobiliário). Oriente-o sobre como realizar a
devolução via correio ou Sedex e sobre o reembolso dessa despesa, conforme a orientação
interna específica de sua organização. - 6 – Realize uma reunião com a equipe imediatamente para comunicar o desligamento deste
membro evitando fofocas e mantendo a relação de confiança e transparência na comunicação
com os colaboradores de sua equipe. Esteja atento para manter a privacidade do membro que
foi demitido e não o exponha para os demais membros. Não se esqueça de acionar os
membros que assumiram as tarefas daquele que foi desligado até que outro novo candidato
seja admitido. - 7 – Comunique os impactados tais como cliente, fornecedores, acionistas. Este momento é
importante não somente para os membros da equipe que certamente tinham alguma relação
com o desligado, mas também para você pois traz um sentimento de frustração por não ter
conseguido ajustar a performance/comportamento do membro.
Mas esteja certo de que você aplicou todos os recursos que foram possíveis e que algumas
vezes isto realmente se faz necessário… Enfim, para manter os membros do time engajados
em toda a jornada, mesmo quando algo inesperado ou desafiador atropela a rotina, esteja
sempre atendo a sua equipe remota.
E lembre-se: não confie em sua memória: crie um histórico de cada membro e documente-o
para apoiá-lo em toda e qualquer decisão ou diálogo. Além disso, sempre compartilhe as
expectativas de atuação do time e de cada membro, a fim de garantir que todos estejam na
mesma direção. Faca acordos sobre responsabilidade, prazos, qualidade, expectativas e
confirmem juntos as ações. Realize follow-ups relacionados a avanços. Construa o caminho
para chegar junto com eles: processos, checklists, templates… Apoie sempre sua equipe,
realizando acompanhamento da performance, recursos, encorajamento, desenvolvimento,
reconhecimento pela dedicação e esforço. Dê feedbacks regulares. Afinal eles são a essência
de uma relação entre o líder e a equipe remota. Proporcione diálogos constantes sobre
desenvolvimento e carreira. E por último tenha sempre em mente a frase “mude suas crenças
— substitua sua necessidade de controlar pela necessidade de apoiar, engajando os membros
do time, mesmo à distância.
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