A cultura deve ser a linha mestra da existência, tanto da liderança remota quanto de cada colaborador do trabalho remoto, e somente sendo vivenciada, presente no discurso, diálogos e práticas é que se faz evidência de que está sendo compartilhada e será capaz de apoiar na redução da distância causada pelo trabalho remoto.
Por isso a liderança remota deve fazê-la presente em toda a Jornada de cada membro de sua equipe desde o processo seletivo, até a avaliação de performance e no momento de desligamento. Criar espaço para vivenciar a cultura em todos os momentos de conexões com o time remoto! A cultura organizacional e a influência da liderança devem andar juntas para alcançar resultados incríveis.
A cultura organizacional no trabalho remoto deve ser seu ponto de partida para tu-do e ela deve fluir independente de paredes de escritórios. Afinal não é porque mudamos de lugar que deixamos de acreditar em nosso propósito, de deixamos de ter valores, comportamentos, artefatos! O local de trabalho mudou, mas a organização se mantém!
É através da vivência da cultura organizacional que estabelecemos o que é incentivado, desencorajado, aceitável ou proibido naquela organização. É a prática dos elementos que envelopam a cultura organizacional que traz impacto no engajamento, na produtividade, na inovação, cooperação interna, além de se tornar um norte em momentos de transformação, de crise ou de importantes tomadas de decisões.
Em um artigo da MIT Sloan Managment Review, Ann Swidler, socióloga, descreve “as práticas habituais como conectoras fundamentais da cultura. Argumenta que as pessoas utilizam uma “caixa de ferramentas” de hábitos e práticas culturais. Saber como usar as ferramentas de uma cultura – ou seja, quando e como se aplicam – é a marca verdadeira de aderência cultural. Por sua vez, as crenças sobre o modo de fazer as coisas em uma organização são reveladas através daquilo que está sendo praticado pelas pessoas.”
E a liderança remota precisa refletir… Como está vivenciando e comunicando aos colaboradores do trabalho remoto a estratégia corporativa, missão, visão, valores, crenças, rituais e normas adotadas? Como sabe que eles estão vivenciando a cultura organizacional no trabalho remoto em suas atividades, já que estão a distância?
É seu papel como líder virtual ampliar a vivência da cultura da empresa fora do seu escritório. A existência de uma cultura organizacional não pode ser condição para a existência de um ambiente físico. Ela deve estar presente na rotina de sua equipe mesmo fora dos muros dos escritórios. Por isso precisa ser vivenciada também à distância, não somente quando os membros estão presencialmente convivendo. Como liderança remota de equipes virtuais, apoie-os para que compreendam e associem como seus objetivos e metas individuais estão conectados a algo maior.
Quais são as tendências do trabalho remoto relacionadas a cultura organizacional no trabalho remoto?
E tratando-se de equipes remotas, a tendência é se isolarem e consequentemente, se desconectarem da cultura organizacional. Para eles que estão à distância, isso é particularmente importante pois percebem que são uma parte valiosa para a organização. Isso pode parecer óbvio para a liderança remota, mas pode não ser para os colaboradores a distância. Por estarem virtualmente, há muita informação que chega até eles cortada… ou nem chega.
Quais as dicas práticas para apoiar na cultura organizacional no trabalho remoto ou trabalho híbrido?
- criar um banco de dados virtual contendo informações sobre a empresa (fotos e história da empresa),
- reforçar os comportamentos esperados associados aos valores da organização sempre que der início a um projeto ou atividade
- manter continuamente presentes estes elementos da cultura organizacional associados ao discurso da liderança remota durante reuniões
- Conectar os reconhecimentos e as celebrações com os elementos da cultura organizacional
- dar feedbacks frequentes considerando a cultura organizacional, ajustando comportamentos que não estão aderentes aos valores e normas da organização.
Considere estas e outras ações a fim de garantir que o time esteja 100% aderente à cultura organizacional.
Também é durante as interações entre eles que a liderança remota percebe nas falas dos colaboradores a aderência das ações de cada colaborador à cultura organizacional. São excelentes oportunidades, aparentemente rotineiras, mas são propícias para reforçar valores, crenças e todos os elementos que compõem a cultura organizacional no trabalho remoto.
A liderança remota sempre será o mais influente conectora entre a organização e a equipe remota. Por isto é fundamental que a cultura de sua organização seja orquestrada pela liderança remota ao longo das atividades e rotina do time virtual. Saiba mais no livro Liderança Remota. Contrate uma palestra sobre Liderança Remota. Participe do curso em videoaula Liderança de Times Híbridos https://go.hotmart.com/K78848055Y